Cidades
Campinas reúne atores estratégicos para alinhamento de projeto de ônibus elétricos
A eletrificação do transporte coletivo é uma oportunidade para que as cidades mitiguem emissões de carbono urbanas
A eletrificação do transporte coletivo é uma oportunidade para que as cidades mitiguem emissões de carbono urbanas, melhorem a qualidade do ar e promovam a qualificação do serviço e a satisfação dos passageiros. No entanto, sem uma visão comum do caminho a ser percorrido acordada entre os atores envolvidos, as chances de sucesso das iniciativas de eletromobilidade diminuem.
homem fala diante de plateia
Evento contou com presença de secretário Fernando Caires, técnicos e dirigentes municipais, além do setor privado (foto: Emdec)
Foi para desenvolver essa visão que o WRI Brasil conduziu um workshop de alinhamento estratégico em Campinas para o projeto de descarbonização do transporte coletivo da cidade, no dia 5 de dezembro. Realizado no âmbito da TUMI Missão Ônibus Elétricos, o evento contou com a presença do secretário de Transportes de Campinas, Fernando Caires, técnicos e dirigentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e representantes de fabricantes de veículos, do setor de infraestrutura de recarga e operadores.
Edital prevê aquisição 60 ônibus elétricos
O novo edital de concessão do transporte público de Campinas determina a aquisição de 60 ônibus elétricos nos seis primeiros anos do contrato. O workshop discutiu os desafios para o sucesso da aquisição e operação dessa nova frota.
A partir de discussões técnicas e de atividades para o alinhamento das diferentes perspectivas, os participantes construíram conjuntamente um caminho crítico e uma visão de sucesso. A atividade também mapeou as principais etapas e prazos a serem cumpridos e os riscos e oportunidades que deverão influenciar o desenvolvimento do projeto. Com os resultados do workshop, a cidade de Campinas se municia com informações de gestão, possibilitando uma maior previsibilidade e controle sobre o projeto.
pessoas sentadas em auditório
WRI Brasil apoia a cidade no planejamento da transição por meio da TUMI Missão Ônibus Elétricos (foto: Emdec)
O alinhamento estratégico representa a continuidade dos esforços de Campinas pela descarbonização do transporte. Recentemente, a cidade lançou seu Plano Local de Ação Climática, com metas de eletrificação, e teve uma proposta para aquisição de 256 ônibus elétricos pré-selecionada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).
O WRI Brasil tem apoiado o planejamento da transição da frota de ônibus de Campinas desde 2021, por meio da iniciativa TUMI Missão Ônibus Elétricos. O apoio incluiu estudos técnicos para apoiar a tomada de decisão referente à aspectos como operação e infraestrutura de recarga.